segunda-feira, 29 de julho de 2013

Subvertendo a ordem: jogos de tabuleiro online!

Olá pessoal!

Minha primeira postagem aqui não poderia ser sobre outra coisa a não ser um dos meus interesses mais profundos (e, confesso, um de meus maiores vícios): os jogos! Desde sua forma mais tradicional até o mais inovador possível, me sinto terrivelmente atraída pelo poder dos jogos e como eles estão presentes em todas as culturas, desde os egípcios! 


Uai, como assim, então os egípcios inventaram o xadrez?! Nada disso, o jogo representado nesta pintura na tumba de Nefertiti se chama Senet e dizem inclusive que tem mais semelhanças com o gamão do que com o xadrez. O mais antigo exemplar deste jogo data de aproximadamente 3500 a.C. e foi encontrado na tumba do faraó Amenhotep III. Isto faz de Senet o jogo mais antigo de que se tem notícia!


Os egípcios acreditavam que um bom jogador de Senet estava sob a proteção dos deuses Ra e Osiris, devido à crença egípcia no determinismo e aos muitos elementos de sorte do jogo. Quero dizer... é o que os historiadores acreditam, porque curiosamente as regras deste jogo nunca foram encontradas! Dizem que o jogo era tão popular que era ensinado de um jogador para o outro e que assim quase todos os egípcios sabiam como jogá-lo. Mas isso não impediu que fosse feita uma reconstrução das possíveis regras de Senet e que ele possa ser jogado hoje em dia, seja em um tabuleiro copiado do original (os egípcios estão em museus como o British Museum em Londres) ou... na internet!


Sim, esse e mais cerca de 40 outros jogos de tabuleiro podem ser jogados online em uma plataforma gratuita muito interessante que descobri esses dias, a Board Game Arena. Não sei se vocês sabem, mas existe uma indústria muito consolidada de jogos de tabuleiro pelo mundo, especialmente na Alemanha e Estados Unidos, que atualmente está chegando ao Brasil (a preços muito abusivos, diga-se de passagem). Entretanto, vemos empresas como a Galápagos e a Grow produzindo versões brasileiras destes jogos a preços mais acessíveis, além de outros produtores independentes surgindo por aí, o que é ótimo! Então, se você gostaria de conhecer mais sobre o mundo dos jogos de tabuleiro ou se também é fã destes jogos como eu mas infelizmente não os joga com tanta frequência como gostaria (seja devido à falta de grana para comprá-los ou porque é difícil encontrar com os amigos), tenho certeza que irá adorar a Board Game Arena!

Para começar a jogar, é só criar um cadastro ou conectar-se através de sua conta do Facebook ou Google+, então juntar-se a uma mesa já existente de jogos ou criar a sua própria. Tudo o que você precisa ler está em português, inclusive as regras dos jogos, os menus, as cartas e tabuleiros etc, mas pode-se escolher outro idioma também se preferir (existem 20 opções!). A interface é muito simples e os jogos rodam muito bem, além de ser possível bater papo com os outros jogadores enquanto se joga. Entretanto, como os próprios donos da plataforma dizem, nada substitui uma boa jogatina física com os amigos, por isso eles recomendam que se utilize a Board Game Arena mais para conhecer alguns dos jogos de tabuleiro que existem ou para jogá-los quando existirem barreiras do que como modalidade usual de jogo.

Poxa vida, mas quem se encontra hoje em dia pra jogar jogos de tabuleiro, não é mesmo? Pois existe muito mais gente fazendo isso do que se imagina, inclusive aproveito a deixa para recomendar aos moradores de Belo Horizonte o chamado Jogos do Conhecimento. É um evento que ocorre toda quinta-feira, das 17h às 21h, no Espaço TIM UFMG do Conhecimento (vulgo Planetário da Praça da Liberdade), no qual é possível jogar os mais variados jogos de tabuleiro com pessoas muito animadas e interessantes!

Bom, creio que agora não há mais desculpa para não embarcar nesse universo tão interessante, seja online ou presencialmente! Então... que os jogos comecem (ou continuem)!


Marque sua passagem por aqui também!

  1. Parabéns pela postagem! De fato o primeiro não poderia ser sobre outra coisa, né? huauauhauha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigadinha! :) Pois é, eu ia fazer sobre BH mas acabei passando esse na frente.. hehe

      Excluir
  2. Muito bom, Let's! Você está se saindo muito bem como escritora. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigadinha Tatá! Espero que vc continue visitando o blog e nos sugerindo assuntos interessantes!!

      Excluir