terça-feira, 20 de agosto de 2013

De passagem por... Belo Horizonte

Muitas pessoas ficam espantadas quando digo que, na verdade, sou paulista. "Mas com esse sotaque?" Pois bem, eu nasci em SP capital mas vim pra BH com 2-3 anos, então me considero muito mais mineira do que paulista e com muito orgulho! Com direito a muitos "uais" e pão de queijo, claro! hehehe Mas hoje não estou aqui para falar de meu passado, mas sim para mostrar um pouquinho sobre essa cidade que possui tão...


Primeiro alguns dados sobre BH que você não encontrará nos livros:

1) BH é um ovo, apesar de ser também considerada uma roça grande.
2) Aqui não temos mar, porém bar é o que não falta.
3) Também não faltam cruzamentos em X e placas que te falam para virar depois da hora certa.
4) BH tem cerca de 1,13 mulheres para cada homem (longe da proporção de 3/1 ou de 10/1 como dizem por aí, veja a prova!)
5) Se você não sabe quem foi o arquiteto de alguma construção, chute Niemeyer que terá 90% de chance de acertar!

Brincadeiras à parte, BH tem sim muitas coisas interessantes e turísticas para se fazer e conhecer. Abaixo separei algumas imagens dos pontos de destaque de algumas "regiões" da capital, assim como um mapa ligando os pontos turísticos apresentados. Prontos para começar o passeio?


Obs: Clique na imagem para saber mais informações sobre o local!

1) Centro: criado em 1893, após a desapropriação do vilarejo que antes se chamava Arraial de Nossa Senhora do Curral Del Rey. Desde a Catedral N. Sra da Boa Viagem até a Praça da Estação, passaremos por parques, praças, locais de entretenimento e até mesmo a famosa Feira Hippie, que ocorre todo domingo na Av. Afonso Pena.


2) Funcionários: fundado em 1896 e planejado para acolher funcionários públicos recém transferidos de Ouro Preto. É onde se localiza a famosa Praça da Liberdade, que em seu entorno centralizava os prédios administrativos do governo estadual de MG até a criação da Cidade Administrativa, em 2010. Estes prédios estão progressivamente se tornando museus, configurando o Circuito Cultural da Praça da Liberdade.


3) Savassi: nos anos 30 a família Savassi, de imigrantes italianos, abriu uma padaria com seu sobrenome na Praça Diogo de Vasconcelos. Com o tempo o povo passou a designar a praça pelo nome da padaria (Praça da Savassi) e, sucessivamente, toda a região em torno desta ganhou essa designação. Somente em 2006 é que a região da Savassi se tornou bairro mesmo e atualmente é conhecida por suas lojas e pela animada vida noturna!


4) Mangabeiras: bairro situado ao pé da Serra do Curral, tem seu nome devido a um córrego que existia antes na região, o Córrego das Mangabeiras. Foi projetado na década de 60 e conta com o Palácio das Mangabeiras, residência oficial dos governadores de Minas, mandado construir por Juscelino Kubitschek, segundo projeto de Oscar Niemeyer e jardins de Burle Marx (infelizmente não é visitável). Mas podemos passear à vontade na Praça do Papa (leva seu nome devido à visita do Papa João Paulo II em 1980), no mirante do Mangabeiras e no Parque das Mangabeiras, curtindo a natureza e as belas vistas de BH.


5) Pampulha: a lagoa foi construída no inicio da década de 40, na época de JK. Seu entorno conta com o projeto arquitetônico de Niemeyer, com os jardins de Burle Marx, a pintura de Portinari, os azulejos de Paulo Werneck e as esculturas de Ceschiatti, Zamoiski e José Pedrosa. Na orla da Lagoa da Pampulha temos a Igreja São Francisco de Assis, o Parque Guanabara, o Museu de Arte da Pampulha e a Casa do Baile e nos arredores temos o estádio do Mineirão, o ginásio do Mineirinho, o Zoológico e o Parque Ecológico.


Claro que isto ainda é uma pequena mostra do que se há para visitar e fazer em BH! Então sugiro o site de turismo da prefeitura e também os guias de eventos como o Guia BH, o Sou BH e o Guia Entrada Franca.

Esperamos que tenham gostado do passeio e que possam aproveitar o que esta cidade tão bacana tem a oferecer, além de seu belo horizonte!

Marque sua passagem por aqui também!

  1. Que ótimo post!! Parabéns!! Nem eu sabia dessas várias atrações em BH, hehe!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigada Naty! Pois é, nem eu sabia que BH tinha tantas coisas assim, aprendi muito fazendo o post! hehe

      Excluir