domingo, 25 de agosto de 2013

Ecobags x Sacolas plásticas: mais consumo seria melhor para o meio ambiente?!

"Porque você precisa de um charme a mais para fazer compras!" - acabo de ouvir a seguinte frase no canal Bem Simples, onde as moças estão dando dicas de customização de sacolas "ecológicas" para evitar o uso das sacolinhas de plástico "descartáveis" no supermercado. Elas inclusive falam que possuem inúmeras, porque adoram variar as estampas e que isso é super legal, amiga!! <3


É sério isso?! Então a solução para o problema ambiental das sacolinhas é instigar o consumo de outro modelo de sacolas!!?

Que fique claro que não sou contra o uso das ecobags, sacolas ecológicas ou reutilizáveis, nada disso! Muito pelo contrário! E inclusive é super legal ver dicas de como fazer sua própria ecobag. Já vi sacolas feitas de camisetas velhas e para os mais experientes, de crochê ou tricot. É possível encontrar diversas dicas na internet e mais dicas ainda de customização das ditas cujas (ao final do post coloco algumas). E tudo isso é super bacana, não discordo!

O meu "problema" é esse discurso de que você precisa ter mil ecobags diferentes e que para estar na moda a sua ecobag deve combinar com seu look do dia. Gente, o intuito das ecobags é justamente o contrário! É você levá-las às compras sempre e reutilizá-las até elas gastarem! E não ter 1 diferente pra cada dia do ano e a cada vez que for ao supermercado comprar mais 20! Mas como as empresas não são bobas, dá-lhe propaganda "ecologicamente correta", afinal....


Você ama as ecobags, mas não o meio ambiente né? Pois acredite, estudos já mostraram que, se as ecobags de algodão são pouco utilizadas, elas trazem mais danos ao meio ambiente do que as temidas sacolinhas de plástico. Isso mesmo! Ninguém pensa que por trás de uma ecobag de algodão com dizeres super fofos e "verdes" existe uma plantação de algodão, uma indústria, pessoas, tintas e corantes etc etc etc e que isto tem sim um impacto ambiental considerável, impacto que cresce a medida que o consumo e a demanda por sacolas assim cresce. Isso sem contar que, por não termos mais as sacolinhas de plástico para colocar nosso lixo doméstico, temos que consumir mais, comprando sacos de lixo nos supermercados. E, por último, pode ser que as ecobags tragam danos a nossa saúde, contaminando os produtos que estão sendo carregados, se não forem lavadas regularmente com água bem quente. Afinal, elas ficam em contato direto com as embalagens dos produtos, que muitas vezes não estão lá muito limpinhas, né?

Esse texto aqui da Coluna Zero, mesmo sendo de 2011 é ótimo e aumenta a discussão acerca do tema. A lição é clara e a mesma de sempre: consumo consciente né pessoal? Atenção com tudo o que você vê e lê por aí, pense antes de agir! Ecobags são legais e tudo o mais, mas devemos saber como utilizá-las corretamente para não nos enganarmos, achando que estamos fazendo o bem para o mundo, quando, na verdade, é bem o oposto....

Abaixo seguem algumas dicas de como fazer e personalizar sua própria ecobag. Tem mais aqui. Quem sabe assim, com um carinho a mais por ela, você se lembre de levá-la sempre quando for fazer suas compras, não é mesmo? O meio ambiente e o mundo agradecem pela conscientização e a quebra do consumismo exagerado! ;)


Marque sua passagem por aqui também!

  1. Achei a discussão bem interessante. Eu posso dizer como isto é tratado aqui na Alemanha... Aqui em lojas de roupa, livrarias, eletrônicos etc as sacolas são geralmente de graça. Já em lojas 'a la Araújo' (higiene, limpeza e medicamentos básicos) e principalmente em todo supermercado, as sacolas plásticas variam o preço pelo tamanho e resistência de 0,10 a 0,75 euros.
    Ao contrário do que se vê (ou se via) no Brasil, nunca vi ninguém exagerando nas sacolinhas e pondo 2-3 sacolas dentro da outra, mas dezenas de outras sacolinhas, por outro lado as sacolas são bem mais grossas... utilizando mais material.
    O que quase a maioria dos jovens faz é colocar na mochila mesmo, levar na mão, ou trazer aquela sacola de 0,10 euros das últimas vezes de casa. Há também as eco bags, mas ainda não é um item fashion indispensável xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante fazer esse contraponto, em Portugal alguns supermercados cobravam pelas sacolas e outros não. Mas elas eram bem similares às do Brasil. Nós tínhamos só 2 ecobags, que acabavam sendo mais práticas pra levar coisas de peso porque aquelas sacolinhas plásticas muitas vezes machucam as mãos, especialmente porque precisávamos subir morros e morros pra chegar em casa! hehe

      Excluir