sexta-feira, 2 de agosto de 2013

O mundo das opiniões e das amostras grátis

Percebo uma tendência crescente no mercado de valorizar os consumidores, seja recompensando sua opiniões sobre determinado tema ou distribuindo amostras grátis para que eles possam testar os produtos antes de decidir comprá-los. Acredito que ambas as estratégias são válidas e muito boas para o próprio consumidor!

Afinal, quantas vezes ficamos na dúvida se compensa mesmo experimentar um produto X, mas ao pensar que teremos que comprar uma embalagem grande de algo que talvez nem seja bom ficamos um pouco receosos, não é verdade? Isso sempre aconteceu comigo, especialmente com cosméticos, afinal, vai saber se aquele shampoo ou base faz realmente tudo o que promete... E infelizmente ainda não sei de nenhuma loja onde é possível "comprar" amostras grátis (duas lojas em SP com esse conceito fecharam ano passado, leia mais aqui), apesar de já ter visto sites onde é feito um pagamento mensal e o cliente recebe em casa produtos diversos, então os testa e depois responde um questionário de opinião (Glossy Box, por exemplo).

Antes eu ficava caçando nos perfis das marcas no Facebook quais estavam distribuindo amostras, mas desde que descobri o Amostras Grátis tudo ficou mais fácil! Neste site, é possível ficar sabendo quais empresas, nacionais e internacionais, estão com campanhas ativas de distribuição de amostras grátis e o próprio site ensina como preencher formulários para recebimento, além de postar fotos de pessoas que realmente receberam suas amostras.


Confesso que o site é bem simples e "feinho", mas o melhor dele para mim é a categorização que é feita, o que possibilita inclusive que seja possível receber o feed somente daquela categoria. Se você usa o Chrome, há uma extensão excelente chamada RSS Feed Reader que pode ser utilizada. Depois de adicionar todos os feeds que desejar, quando se estiver navegando em qualquer página e houver alguma atualização o ícone laranjinha ficará diferente e ao clicar nele, será possível ver qual feed possui atualização. É muito prático! Para o Firefox, o mais fácil é ir em "Favoritos" e depois clicar em "Inscrever RSS", assim é possível colocar as categorias que te interessam na própria barra de favoritos. 

Se você achou tudo muito confuso, pode segui-los no Facebook ou então no Twitter para ficar atualizado.  

Agora, a respeito de sites que fazem pesquisas de opinião e dão bonificação para os usuários, conheço dois: o Mundo de Opiniões e o Heap up


As pesquisas do primeiro são mais extensas, mas a bonificação é muito boa: a partir de 1000 pontos ganhos respondendo as pesquisas, é possível a troca por vale-compras em sites como Americanas.com ou Submarino (creio que 1000 pontos = R$10,00, mas como as pesquisas dão em média 200 pontos, não é tão difícil assim). Também é possível participar de sorteios e ajudar instituições de caridade parceiras. Já no Heap up, a bonificação é dada na hora, podendo ser em Dotz ou créditos para celular (Vivo, Claro e Oi) e também são ganhos cupons para a participação em sorteios de iPads!

Se alguém se interessar por algum desses sites, é só se cadastrar ou me pedir para que o convide (assim eu ganho pontos extras! hehehe)

E vocês? Acreditam que esta moda de distribuição de amostras grátis e bonificações por opiniões fica ou passa? Sabem de mais algum site e gostariam de sugerir para a gente? É só deixar nos comentários!

Marque sua passagem por aqui!