segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Soltando a imaginação com...DiXit!

Você é uma pessoa criativa? Gosta de inventar histórias? Então que tal colocar isto à prova de um modo divertido através de um jogo de tabuleiro chamado DiXit?


Com criação de Jean-Louis Roubira e a arte impressionante de Marie Cardouat, este jogo francês já ganhou inúmeros prêmios de Jogo do Ano ao redor do mundo, incluindo o Spiel des Jahres (Alemanha) de 2010, a premiação mundial mais famosa para jogos de tabuleiros. Ele é uma ótima pedida para se jogar com os amigos e também com a família, visto que é um jogo de 3-6 pessoas com idade recomendada a partir de 8 anos, além de ter uma duração estimada de aprox. 30 min e uma mecânica muito simples!

Basicamente, em cada rodada um jogador será o narrador. Ele deve ver as 6 cartas em sua mão, selecionar uma delas e dizer uma frase, uma palavra ou uma pequena história sobre ela, sem mostrá-la aos outros jogadores. Em seguida, cada um dos outros jogadores seleciona secretamente uma carta de suas mãos que acredita ser a que mais se parece com o que o narrador disse.

Todas as cartas selecionadas são embaralhadas e reveladas ao mesmo tempo. Então cada jogador vota em uma carta, tentando adivinhar qual é a carta do narrador (este não vota, claro). O segredo do jogo está no narrador não dizer uma frase óbvia ou obscura demais, pois se ninguém ou todos os outros jogadores votarem em sua carta, ele não marca pontos! Além disso, todo jogador deve escolher uma carta que tenha mais a ver com o que o narrador disse, de forma a convencer os outros jogadores a votar nela, pois quem tiver votos em sua carta também pontua. E assim o jogo segue, variando os narradores, até que alguém faça 30 pontos ou as cartas acabem.

Como as cartas são bem "viajadas", é fácil obter múltiplas interpretações, o que torna o jogo tão interessante! Além disso, o tabuleiro e as peças para marcar pontos são uma graça!


Agora a novidade: DiXit começa a ser vendido no Brasil a partir do dia 16 deste mês! Mas já é possível fazer sua reserva diretamente pela Galápagos (produtora) ou pela loja Kobold's Den. Viva!!!

E então, bora jogar? Fica a frase de Albert Einstein como incentivo: "A imaginação é mais importante que a ciência, porque a ciência é limitada, ao passo que a imaginação abrange o mundo inteiro." ;)

Marque sua passagem por aqui!