segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Can't Stop!

Você é bom de dado? Gosta de arriscar com a sorte? Então provavelmente gostará de Can't Stop, um jogo de tabuleiro bem simples, também disponível para iOS e online através do Board Game Arena!


Criado por Sid Sackson em 1980, até hoje o jogo faz sucesso, pois quanto mais se joga, mais vontade se tem de jogar! hehehe É um jogo muito rápido, durando em torno de 10 min a partida, de 2-5 jogadores (preferencialmente com 3, para ficar mais emocionante). É também muito simples, idade mínima 7 anos.


Bom, vamos às regras: como pode ser visto na foto, cada jogador recebe cones coloridos que irão representá-lo no tabuleiro. Este possui várias casas e os números de 2 a 12 no alto das trilhas (percorridas verticalmente, de baixo para cima). O objetivo do jogo é chegar com seus cones no alto de 3 trilhas diferentes, ou seja, "tomá-las". Assim que uma trilha é "tomada" por um jogador, todos os cones dos outros jogadores são descartados, já que ninguém mais pode avançar naquela trilha.

E como avançar em uma trilha? Primeiro joga-se 4 quadros comuns, de 6 lados, e escolhe-se a soma de quaisquer 2 dados para avançar sua posição no tabuleiro, na trilha do valor da soma escolhido. Abaixo temos um exemplo das possibilidade de escolhas quando se tira os valores 1, 2, 2 e 4 nos dados, por exemplo:


Acontece que assim que você decide andar em uma trilha, você não anda diretamente com o seu cone, mas sim com 3 cones temporários, de cor preta. No exemplo acima, se você tivesse escolhido a segunda opção, você colocaria então um cone preto na primeira casa da trilha 4 e outro cone preto na primeira casa da trilha 5.

Em seguida, você escolheria continuar a rolar os dados ou parar. Ao parar, "salvamos" nosso progresso substituindo os cones pretos pelos cones de nossas cores, então é a vez do próximo jogador à esquerda tentar sua sorte. Decidindo continuar a rolar, as coisas ficam mais difíceis, pois, na sua próxima rolagem, você só pode tirar combinações compatíveis com as trilhas nas quais estão seus cones pretos.

Assim, supondo que temos um cone preto em cada uma das trilhas 4, 5 e 7, se decidirmos continuar rolando os dados, o risco agora é maior, pois temos que conseguir alguma destas três somas nos dados; todas as outras possibilidades são consideradas inválidas. Por exemplo: tirando os valores 4, 3, 6, 1 nos dados, estamos muito bem, pois avançamos mais duas casas acima com o peão preto da trilha 7, visto que obtivemos duas somas 7 nesta rolagem. Entretanto, ao tirar os valores 4, 5, 6 e 6 nos dados, como nenhuma das somas possíveis de dois destes dados resulta nos valores 4, 5 ou 7, perdemos todo o nosso progresso até o momento e é a vez do próximo jogador!


É um jogo claramente de sorte, porém deve-se ter estratégia também. Como as somas 2 e 12 são as mais difíceis de serem obtidas, é preciso tirá-las menos vezes, então são as trilhas mais fáceis de serem tomadas, enquanto que a soma 7 a mais fácil de ser obtida, mas é aquela que necessita de mais etapas. Além disso, quando as trilhas são tomadas pelos jogadores, a dificuldade do jogo aumenta, pois aquela soma se torna imediatamente inválida.


No vídeo abaixo as regras e a mecânica do jogo ficam mais claras. Vale a pena ver mesmo se você não entende inglês (infelizmente não consegui encontrar um em português ou com legendas)!


Alguém aí já tinha ouvido falar nesse jogo? Eu espero que gostem, eu adoro, é muito divertido!

Marque sua passagem por aqui!