quinta-feira, 13 de março de 2014

Passando bem o final de semana... em BH - de 14 a 16 de Março

Um fim de semana regado com muita cerveja, música boa e diversão! ;)
Antes de falar das comemorações belo horizontinas do dia de São Patrício (St. Patrick's Day), vou falar de teatro e de shows que já foram falados na nossa página do Facebook antecipadamente, mas não aqui no blog. Primeiro, de sexta a domingo temos a peça "O que o mordomo viu" no Sesc Palladium, contando com os atores Miguel Falabella e Marisa Orth, adaptação da farsa do escritor inglês Joe Orton feita por Falabella, assim como a direção da peça. Na história, o psiquiatra Arnaldo (Falabella) se apaixona pela secretária atraente Denise Barcca (Orth) e suas tentativas de seduzi-la deixam a clínica uma bagunça. Ingressos à venda somente na bilheteria do teatro. Agradeço ao Fagner pela dica! :)


Falando sobre shows, domingo às 20h temos a banda finlandesa de power metal Sonata Arctica se apresentando pela primeira vez na capital, no Music Hall, com um show de mais de 2h, comemorando os 15 anos de seu primeiro álbum, "Eliptica"! É muita emoção! Últimos ingressos à venda no site do Ingresso Rápido e seus postos de venda, incluindo o do Shopping 5ª Avenida na Savassi. Corram!!


A última dica de show, no dia 19, era da cantora francesa Zaz, mas acabei de ficar sabendo que os ingressos já estão esgotados. Agora só com alguma desistência no dia do show mesmo... mais um motivo para seguir a nossa página no Facebook, hein? hehehe


Agora sim, como alguns já devem saber, segunda que vem, dia 17 de março, é comemorado o dia de São Patrício (St. Patrick's Day), um dos padroeiros da Irlanda. Antigamente era somente o dia do santo na Igreja, mas hoje se tornou uma festa popular que invade as ruas, inclusive as do Brasil. Infelizmente muita gente não se interessa pela cultura sendo celebrada quando há tais festas temáticas, vendo-as somente como desculpa para sair, beber cerveja, encontrar com os amigos etc. Eu confesso que não sabia nada sobre a Irlanda até ano passado, além do fato de ter paisagens incríveis e ser composta por um povo lindo com um sotaque maravilhoso... hahaha Mas começando a fazer sapateado irlandês, comecei a me interessar mais pelo assunto e com isso me sinto meio que na obrigação de compartilhar um pouco da cultura irlandesa com vocês. Se você não é fã de história e só quer saber onde teremos "festas verdes" em BH, sem problemas, é só voltar a ler depois do vídeo! ;)

Resumidamente falando, o bispo inglês Patrício (posteriormente tornado santo) foi enviado para a Irlanda como missionário para que houvesse o crescimento do cristianismo nesta região, na qual perdurava a religião celta. Dizem que um de seus métodos de evangelização incluía o uso de um trevo de três folhas para explicar a doutrina da Santíssima Trindade para os pagãos, de onde advém a simbologia do trevo para os irlandeses, que perdura até hoje.


A cor verde, entretanto, veio somente mais tarde, pois originalmente a cor da Irlanda era a azul. No dia de São Patrício (17/03), que é na verdade o dia da morte do santo, era costume as pessoas prenderem trevos em suas roupas. Entretanto, em 1798, soldados irlandeses aproveitaram a data festiva para vestirem uniformes verdes em sinal de protesto à dominação inglesa sobre a Irlanda. A partir desta data, o verde se tornou um símbolo de rebelião e eventualmente se tornou a cor oficial da festa e também do país.

O dia de São Patrício se tornou feriado oficialmente na Irlanda em 1903, mas só se tornou conhecido mundialmente em meados da década de 90, quando o governo irlandês começou uma campanha para usar a data para mostrar a cultura irlandesa para o mundo. Uma curiosidade: como a festa cai na quaresma e antigamente o consumo de álcool era proibido durante esse período, o dia 17 de março era a única oportunidade que os irlandeses católicos possuíam de beber durante estes 40 dias! É claro que isso acabou saindo do controle, tanto é que foi feita uma lei mais tarde proibindo que pubs e bares abrissem neste dia, lei que obviamente foi revogada em 1970. Assim, todos podem desfrutar de suas Guinness tranquilos (nada de cerveja verde que isso foi invenção dos norte-americanos) e aproveitar músicas e danças típicas, como esta sequência de sapateado feita especialmente para a festa, que leva o nome do santo.

)

Em BH as comemorações serão várias, como pode ser visto nesta reportagem. Darei destaque para o Festival Brasil Irlanda, que ocorre na Rua Levindo Lopes no domingo dia 16, das 12h às 22h, por ser na Savassi, estar sendo organizada pelos bares que mais curto e ser beneficente - o ingresso é 1 kilo de alimento não perecível, exceto fubá e sal, que pode ser trocado no dia ou antecipadamente no Stadt Jever, CCCP ou Duke'n'Duke. Já estou preparando meu sapato para dançar muito (#sóquenão hahaha) e quero a minha Guinness, quero nem saber! hahaha Informações super atualizadas neste evento do Facebook, vejo vocês lá "leprechauns"! ;)


Marque sua passagem por aqui!