domingo, 6 de abril de 2014

Projeto 25 antes dos 25 (e Leitura de Março)

Um dia desses vi no blog da Karen Bachini uma idéia que me pareceu bem interessante: fazer uma lista de X coisas que você gostaria de fazer antes de completar X anos. No meu caso são 25 coisas até completar um quarto de século de existência. Uau! Como o tempo voa não é mesmo?!

Pode ser qualquer coisa, desde que não óbvias ou já realizadas. Por exemplo, não posso colocar na lista "fazer uma lista de X coisas antes de X anos", né? A Karen escolheu, por exemplo, ter um cachorro e fazer um undercut. Já a primeira coisa que foi para a minha lista foi ler pelo menos 1 livro por mês (cerca de 10-20 páginas por dia). E a segunda coisa foi catalogar minha leitura de modo a criar uma lista de "livros que já li na minha vida organizados por mês".

Não sei se vou conseguir cumprir ambas as coisas até meu niver, pois ainda tenho mais 6 meses pela frente, mas me esforçarei ao máximo! Afinal, é esse o intuito da coisa, não é mesmo? :)

Enfim, já falei demais, então vamos lá: a leitura do mês de março foi...

1. O Chamado de Cuco - Robert Galbraith (pseudônimo de J.K.Rowling)


Na verdade eu comecei a ler esse livro em fevereiro e terminei no início de março, mas a leitura certamente durou menos do que um mês. Achei o livro muito bom, porém diferente de "Morte Súbita" por ser policial. Na sinopse, temos o detetive Cormoran Strike investigando o suicídio (?) de uma modelo instável e misteriosa. J.K. Rowling orquestra a história magistralmente, como em todos os seus livros, te prendendo do início ao fim. Para mim, um extra foi o fato da trama se passar em Londres; impossível não lembrar dos lugares à medida que eles vão sendo mencionados no livro hehehehe Agora é esperar pelos próximos - Rowling já anunciou que o próximo sairá no meio desse ano e que teremos uma nova saga pela frente!



Confesso que três coisas me levaram a comprar essa trilogia:

 ele é considerado o livro mais influente nos Estados Unidos depois da Bíblia, segundo a Biblioteca do Congresso Americano;
 a capa é linda;
 o box estava por R$29,90 na Submarino (continua em promoção!).
É o famoso "fiquei-com-dó-vamos-ver-no-que-vai-dar" hahaha Sério, no início eu só sabia que os livros tinham um viés político e econômico, como pode ser visto na sinopse: "numa época imprecisa, os EUA estão em decadência e sua economia está a beira de um colapso. Nesse cenário desolador em que a intervenção estatal se sobrepõe a qualquer iniciativa privada de reerguer a economia, os principais líderes da indústria, do empresariado, das ciências e das artes começam a sumir sem deixar pistas." Mesmo sendo uma leitura mais densa, o livro flui muito rápido - acabei em poucos dias pois o livro te prende, sabe? Como peça ficcional, achei muito interessante a construção de certos personagens e também as discussões filosóficas, econômicas e políticas que permeiam toda a obra (o que não significa que eu concorde com a ideologia da autora).

3. Extraordinário - R. J. Palacio


Eu ia continuar a trilogia de Rand, mas uma amiga minha me disse para "passar esse livro na frente" na fila de livros para ler. Sim, srta. Fernanda, estou falando de você! Muito obrigada, foi uma leitura muito comovente, mesmo que tenha durado... 3 dias? hehehe Na história, August (Auggie) Pullman está lidando com um dos maiores desafios de sua vida: frequentar uma escola. Seria algo normal e até mesmo bobo, caso ele não tivesse nascido com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, tornando-o objeto de estranheza e ridicularização por toda sua breve vida. Eu considero esse livro uma ode à gentileza. Sem mais. As lágrimas dizem o restante... :')

Bom pessoal, então é isso. Mês que vem volto para contar quais foram os livros de Abril. E até lá espero ter cumprido várias outras coisas das 23 restantes... Para quem curtiu a idéia, por que não começar a sua própria lista? Fica a dica! ;)

Marque sua passagem por aqui!