sexta-feira, 2 de maio de 2014

Se queremos mudar o mundo, temos que começar por nós mesmos - 25 Antes dos 25

Hora de contar para vocês mais uma coisa da minha listinha de 25 antes dos 25! Entretanto, não quero que o post de hoje seja motivo de comemoração ou seja visto como prova de que sou uma pessoa caridosa. Não estou fazendo isso para me autopromover, mas sim para incentivar mais pessoas a fazer o mesmo. Ou seja, vou ficar bem brava se eu começar a receber parabéns sem que vocês tentem seguir meu exemplo!  Ham! Afinal de contas, a mudança deve começar por cada um de nós, certo? :)


Bom, a primeira coisa que fiz ao tomar essa decisão foi analisar meu orçamento e verificar quanto eu estaria disposta a doar mensalmente. Fiquei confortável com a quantia de R$30 por mês (ou R$1 por dia), o que não tenho vergonha de dizer que isso representa nem 5% da minha receita mensal. É pouco? Certamente. Mas melhor pouco do que nada, não é mesmo? São os 5% de cada um que no final fazem a diferença! Em seguida, tive que escolher quais instituições iriam receber tal parcela de meu dinheirinho, o que não foi nada fácil. São tantas opções por aí, cada qual parecendo mais necessitada do que outra! No final das contas, acabei decidindo ajudar, no mês de abril, o Instituto Mário Penna, o Hospital da Baleia e a Associação dos Pintores com a Boca e os Pés, todas as três instituições que respeito muito e que acredito merecerem minha ajuda.



O primeiro é reflexo de uma parceria entre voluntários, empresas privadas e os governos estatal e municipal. Atualmente o instituto conta com dois hospitais em BH, um centro de pesquisas e uma casa de apoio voltada para assistência a pessoas carentes, principalmente do interior, que estão em tratamento do câncer na cidade. As doações são feitas por telefone (0800 039 1441) ou através desse site. É possível doar qualquer valor que se deseje, assim como doar seu cabelo (pessoalmente na sede do Instituto). Isso mesmo! Na campanha "Doe seu Cabelo", os cabelos doados são transformados em perucas, dadas para pacientes que perderam suas madeixas devido ao câncer. A Isabel Sager do blog No Vermelho participou e ela conta sobre a experiência aqui!


Já o Hospital da Baleia é uma instituição filantrópica que visa atender principalmente crianças e adolescentes do estado de Minas Gerais, prestando assistência médica e hospitalar em diversas áreas, incluindo o câncer. Veja todas as formas de ajudar essa instituição aqui. Uma delas, que eu acho bem bacana, é a rede de voluntariado digital Amigos do Baleia. Ela é uma rede social que divulga campanhas digitais conforme as necessidades do Hospital. Assim, pode-se escolher exatamente para qual campanha sua doação irá e acompanhar os resultados desta, além de ser possível conhecer outras pessoas que também se interessam em ajudar a instituição.


Finalizando, temos a Associação dos Pintores com a Boca e os Pés, cujo trabalho é simplesmente incrível! Todos os membros dessa sociedade internacional são incapacitados de pintar usando suas mãos, de modo que usam a boca e/ou os pés para tal. A reprodução de seus trabalhos pode ser adquirida na forma de cartões, marcadores de livro, calendários etc, de forma que "os beneficiados tenham a satisfação em poder ganhar seu próprio sustento, independente de caridade". É possível adquirir os produtos pelo site quando se desejar e outras vezes os cartões chegam sem que sejam solicitados. Nesse caso, eles enviam um boleto juntamente com os produtos, mas o pagamento não é obrigatório. Aqui em casa sempre recebemos os cartões mais ou menos no meio no ano e perto da época do Natal, o que acaba unindo o útil ao agradável hehehe

E vocês? Já ajudam alguma instituição? Sabem de alguma que precisa de doações? É só deixar abaixo nos comentários! :)

Marque sua passagem por aqui!