domingo, 8 de junho de 2014

Leitura de Maio

Maio foi um mês tão atarefado para mim que só consegui ler um livro! Mas foi uma leitura muito boa mesmo!!! De qualquer forma, espero que junho seja um mês mais literário... hehehe


Quando li a sinopse de Ratos, de Gordon Reece, pensei que o livro devia ser bom. Quando vi seu preço no Submarino, não tive dúvidas de que deveria comprá-lo! Foi algo em torno de R$8,90, o que é, convenhamos, ridículo para qualquer livro de ficção em torno de 200 páginas. E o melhor de tudo é que, após lê-lo, tive certeza de que fiz um dos melhores investimentos do ano, porque o livro é excelente! Daqueles que te prendem do início ao fim, recomendo a todos mesmo!


A sinopse é a seguinte: "Shelley e a mãe foram maltratadas a vida inteira. Elas têm consciência disso, mas não sabem reagir — são como ratos, estão sempre entocadas e coagidas. Shelley, vítima de um longo período de bullying que culminou em um violento atentado, não frequenta a escola. Esteve perto da morte, e as cicatrizes em seu rosto a lembram disso. Ainda se refazendo do ataque e se recuperando do humilhante divórcio dos pais, ela e a mãe vivem refugiadas em um chalé afastado da cidade. Confiantes de que o pesadelo acabou elas enfim se sentem confortáveis, entre livros, instrumentos musicais e canecas de chocolate quente junto à lareira. Mas, na noite em que Shelley completa dezesseis anos, um estranho invade a tranquilidade das duas e um sentimento é despertado na menina. Os acontecimentos que se seguem instauram o caos em tudo o que pensam e sentem em relação a elas mesmas e ao mundo que sempre as castigou. Até mesmo os ratos têm um limite."

É muito interessante acompanhar a trajetória de Shelley e de sua mãe, adentrando na faceta "animalesca" do ser humano, que coloca de um lado "predadores" e, de outro, "presas". Uma história muito humana e muito tocante, que nos faz refletir sobre até que ponto vai o ser humano quando quer fazer o mal aos outros, e como as vítimas podem (ou não) superar o trauma. Vale a pena!

Marque sua passagem por aqui!