sábado, 19 de julho de 2014

Quantidade vs qualidade? E a necessidade?! - 25 Antes dos 25

A 7ª coisa da minha lista é mudar meu padrão de consumo, de forma a consumir menos e somente aquilo que realmente preciso! Saiba como estou conseguindo isso lendo mais!

Mudar comportamentos nunca é fácil, não é mesmo? Mas temos que começar de algum lugar. Desde que voltei de intercâmbio, percebi que não é preciso ter tanta coisa assim. E estou falando em termos de necessidade e felicidade. Isso começou a tomar forma quando fiz uma viagem de 3 semanas com uma mala minúscula (ainda faço um post sobre isso! hehehe). Depois desse dia minhas malas de viagem diminuíram drasticamente de tamanho e estou tentando expandir o mesmo pensamento para outras coisas.

Mas não estou falando de abolir completamente o consumo, de fazer suas próprias roupas e só comer o que se planta (apesar de isso ser bem possível...). No momento só estou tentando mudar a idéia de que você precisa estar continuamente comprando, mesmo sem precisar realmente daquilo, só porque é moda ou porque você acredita que será infeliz se não comprar nada... De forma a buscar um consumo mais consciente, comecei a seguir algumas regrinhas:

♡ Organização
Analise seu guarda-roupa/etc friamente, de modo a separar tudo na sua cabeça em cinco categorias: 1) o que ainda está bom; 2) o que precisa de reparos; 3) o que precisa ser substituído; 4) o que sobra; 5) o que falta. Faça listas de tudo, se for preciso. Dessa forma, você saberá exatamente com o que está lidando, ao invés de ter uma idéia genérica das coisas. Faça esse trabalho periodicamente, no mínimo uma vez por ano!

♡ Criatividade
Das coisas que ainda estão boas, use a criatividade para pensar em formas diferentes delas serem melhor aproveitadas. Por exemplo: você pode emprestar um livro para um amigo, assim ele só irá comprá-lo se realmente gostar da história. Ou você pode tentar combinar uma saia com uma blusa ao invés de planejar a compra de um vestido novo para aquela festa que se aproxima. Fazendo isso você verá que sua lista de coisas "que faltam" certamente irá ficar menor...

♡ Conserto
Muitas coisas que temos ficam como novas com uma nova camada de tinta ou uma ida à costureira ou sapateiro! Você certamente gastará menos e evitará de comprar algo para substituir o que ainda dava pra usar por mais um tempo!

♡ Substituição
Provavelmente os itens que estão nesta categoria são aqueles que você mais usa mas não dão mais para serem consertados ou os que ficaram em desuso/estão defasados. Para esses itens, assim que você comprar um novo, coloque o antigo na categoria de doação. Afinal, a meta é substituir e não ficar com o novo e o velho ao mesmo tempo, certo?

♡ Desapego
Nessa categoria muito provavelmente estão as coisas que você nem sabia ou que nem lembrava que tinha., junto com aquelas que você ganhou/comprou e nunca usou de verdade. Admita: se aquilo está ali parado por mais do que um ano, dificilmente será usado novamente! E nesse período ele poderia estar sendo útil para outra pessoa! Portanto, o melhor é se desapegar mesmo, vendendo ou doando. Aliás, não faltam lugares precisando de doação: aqui em BH, temos por exemplo o Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus (3408-3092/3408-3093/3408-3095).

♡ Controle
Antes de comprar, tenha em mente exatamente o que você procura (inclusive em relação a preço). Só compre se o produto satisfizer todas as suas exigências. Senão, não compre, continue procurando. Lembre-se: sair de uma loja sem comprar o que você queria é melhor do que comprar um monte de coisas que você não precisa! E não comprar nada não é sinônimo de gastar tempo à toa...

Tendo essas 6 regrinhas em mente, certamente você verá um bom dinheirinho sobrando todo fim de mês! E, aproveitando a oportunidade, compartilho com vocês minha última aquisição: uma bota preta para substituir minha outra que durou mais de 2 anos! A antiga estava tão acabada depois de tantos remendos com super bonder e esparadrapo que foi para o lixo de uma vez mesmo... Eita botinha boa! Espero que a nova seja tão boa quanto! hehehe


Marque sua passagem por aqui!