quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Foccacia recheada

Toda vez que vou à padaria fico morrendo de vontade de aprender a fazer aqueles pães tão lindos e deliciosos. Mas sempre ouvi dizer que fazer pão é muito chato e dá muito trabalho, com isso a preguiça sempre acabava me vencendo. Porém, outro dia vi uma receita de foccacia na TV que parecia muito simples, então resolvi arriscar! Só que como minha tia queria algo mais substancioso, procuramos na internet uma receita de foccacia recheada, que é uma coisa que eu nunca tinha visto na vida, mas que fica uma delícia!


♡ Ingredientes:
Fermento:
- 20g fermento biológico fresco
- 1/2 xícara água morna
- 1 colher de sopa rasa de açúcar
- 1/2 xícara de chá de farinha

Massa:
- 1 xícara de chá de água morna
- 5 colheres de sopa de azeite
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 1/2 colher de sobremesa de sal
- 3 1/2 xícara de farinha de triga

Recheio:
- 250 gramas de mussarela
- Requeijão a gosto
- Azeitonas verde e preta a gosto
- Orégano a gosto

Cobertura:
- Tomate cereja a gosto
- Azeite a gosto
- Sal grosso a gosto

♡ Modo de preparo:
Fermento: 
Misturar todos os ingredientes e deixar crescer por aproximadamente 15 a 20 minutos. É importante que a água não esteja fervendo senão irá matar os microrganismos do fermento, ok?

Massa:
Misturar o fermento com a água, o azeite, o açúcar, o sal e a farinha. Sovar em bancada enfarinhada até desgrudar da mão. Deixar crescer por 40 minutos. Colocar azeite na forma (assadeira de inox aro 30). Separar a massa em duas metades, colocar uma delas na massa e abrir com as mãos. Distribuir o recheio. Cobrir com a outra metade da massa já aberta. Com a ponta dos dedos, vá juntando as duas partes da massa e fazendo uns buraquinhos na parte de cima. Deixar crescer por 20 minutos. Distribuir a cobertura: tomate, azeite e sal. Assar em forno médio pré-aquecido por aproximadamente 40 minutos ou até que se enfie um garfo e este saia limpo. Se esperar esfriar para servir fica ainda mais gostosa!

Marque sua passagem por aqui!